segunda-feira, 12 de maio de 2014

Universo Masculino - Sapato social - O que ele tem falado sobre você

Olá meninos e porque não meninas?
Você sabia que existem estudos sobre o tipo de sapato que cada pessoa usa e ainda estudos mais especificos sobre tipo de sapatos masculinos? Confira essa...

"Sapato social
Homem de negócios, um cara mais sério, que usa seu poder para seduzir. Ele costuma ser bem resolvido e sabe como demonstrar respeito aos outros, é bem decidido e gosta de ter controle sobre tudo."
 
"Considere o Sapato como um investimento, afinal tudo reposa sobre ele" (Delirios de Consumo de Becky Bloom)
 
 
 
Quando eu era muito jovem meu maior desejo era estudar bastante e ganhar muito dinheiro a ponto que nunca fosse julgada pelo que estava vestindo. Três coisas aconteceram: Não estudei muito, não ganhei muito dinheiro e descobri que é impossível não ser julgado pelo que você veste ,já que até grupos alternativos na sociedade se identificam por suas vestimentas.
Claro que não sou louca de incentivar o consumo a qualquer preço, nem creio que seja necessário você comprar um Prada, por mais incríveis que seu design seja. Mas também não posso deixá-lo crer que é possível destacar-se apenas pelo que você sabe ou faz, ledo engano. Nossa sociedado nos julga, aceita ou exclui por aquilo que você veste.
Há alguns meses atrás escrevi sobre Dress Code, acho um assunto super interessante e incentivo a leitura do post. Lá explico que há uma roupa para cada ocasião e ambiente e que isso diz muito sobre você. E nesse post quero me ater exclusivamente a seus sapatos.


Sempre que estou ajudando alguem com a questão de estilo pessoal repito sempre a mesma frase:
 
 
"Você não deve se vestir de acordo com o cargo que ocupa e sim com o que deseja ocupar."
 
Isso é muito sério e nada tem a ver com modismo ou coisas de meninas, quem entende isso rápido tende a se sair melhor na hora de adaptar-se. Se quer ser visto como homem, vista-se como homem. Se deseja ser um gerente, vista-se como um. Se quer ser levado a sério, vista-se como um homem sério. Quer se destacar de forma positiva. Tenha um bom sapato.
 
Sapatos são caros? Depende do ponto de vista e de onde você o tem comprado.

Acredito que um bom sapato tem que atender três expectativas.
  1. Conforto
  2. Design
  3. Durabilidade
Conforto: Não tem jeito você precisa provar o par e dar alguns passos com ele, os de couro feito a mão tendem a ser os mais confortáveis, os de pelica deformam mais e proporcionam ainda mais conforto. Se você é jovem é ainda mais fácil adaptar-se a um, mas você tem que ter em vista que durante o dia você passará mais de 8 horas com ele. Quanto mais macio ele for melhor para você. Se você é mais velho ou possui problemas como calosidade, gota ou qualquer outro, existem no mercado sapatos com amortecedores que irão garantir conforto durante muito mais tempo.
Sapatos Confort.


Design: Ahhhh os italianos, no que eles não se destacaram na moda? Seu sapato não precisa ser Prada, mas também não precisa parecer que pertenceu ao seu avô, não é verdade? Gosto dos polidos para escritórios mais sofisticados.




E dos foscos para ambientes menos formais

O modelo varia muito com seu estilo, se você é "descolado" pode abusar dos detalhes, fivelas, cadarços. Agora se é mais conservador, não tente "ousar" respeite o seu estilo e ficará muito melhor.
Quanto as cores o básico é o preto e o marrom. Aconselho você a ter dois pretos, um para o dia a dia e um para ocasiões especiais, casamentos, entrevistas, reuniões importantes ou com clientes. Quanto a quantidade varia muito quanto ao valor que você tem para destinar a isso. Meu conselho é que a qualidade é mais importante que a quantidade.

Durabilidade: Quando falamos em sapatos infelizmente a qualidade se contrapõe a durabilidade. Quanto melhor for o sapato mais vai durar. Quer ver uma comparação interessante?
Os bons sapatos tem seu solado em madeira ou couro. No mercado comum há sapatos mais baratos com o solado em borracha, porém a borracha se deteriora muitoooo mais rapido que a madeira e o couro. Uma outra questão é que os sapatos com solado em couro e madeira permitem os reparos no sapateiro (troca de solado, meia sola) coisa que os em borracha não permitem. Uma outra diferença são os sapatos "Fatto a mano" que vem do italiano, feito a mão, geralmente esses são costurados e não colados. Isso os torna mais resistentes a chuva e outras condições adversas. Geralmente os sapatos em material sintetico são pouco resistentes as chuvas e até mesmo ao calor, causando chulé.



Solado de Madeira
 
Solado de couro
 
 
Nesse post eu realmente não gostaria de falar de marcas, queria mesmo ressaltar os conceitos e treinar o seu olhar para o que importa mesmo.
Espero que na próxima compra de sapatos, considere mais do que a beleza e o preço.
Bom, um bom sapato social custa geralmente mais do que $150,00 dinheiros parece realmente muito, mas se pensarmos bem, um bom tênis custa mais de $300,00 e você fica muito menos tempo com ele.
Uma dica que dou é que você saia um pouco do eixo marcas-shopping. Shopping é um lugar legal para passear, mas não para adquirir coisas. Procure lojas especializadas nas ruas. Quem trabalha perto de grandes eixos comerciais pode se surpreender ao dar uma volta no quarteirão durante a hora do almoço. Procure fabricantes próprios e fuja um pouco de marcas já consagradas.
Espero que considere mais do que somente o preço na hora de adquirir seu próximo amigo.
 
Curtam nossa Fanpage no face:https://www.facebook.com/cattomazstyle
Nosso perfil no Instagram: @cattomazstyle1
Nosso perfil no Twitter: @cattomazstyle
Sigam o blog no Google+: https://plus.google.com/+CatTomazStyle 
 
XoxO Cat Tomaz.
 
 

     

0 comentários: